Adquirindo uma piscina

Adquirindo uma piscina

ADQUIRINDO UMA PISCINA


O processo de aquisição de uma piscina envolvem muitas etapas, algumas etapas são opcionais e a sequência de cada uma delas não obedecem uma ordem podendo variar caso a caso.


É importante inicialmente definir na ordem que segue


  1. qual a finalidade de uso da piscina;

  2. tipo da piscina;

  3. quanto ao condicionamento da temperatura

  4. o dimensionamento e formato da piscina


Todas essas informações são uma base importante para definir a escolha da piscina com referência às características particulares de cada uma delas.


Quanto à finalidade as piscinas podem ser:


Desportivas: quando destinadas principalmente às competições, devendo atender às características pelas instituições desportivas;


Recreativas: quando destinada à recreação e/ou prática de natação em geral;


Mistas: quando possuírem áreas específicas destinadas à competição e à recreação


Infantis;


Especiais: quando destinadas a fins específicos que não de recreação e a competição

por exemplo: fins terapêutico


Quanto ao  tipo de uso da piscina:


Pública: quando destinadas ao uso público geral;


Coletivas: quando destinadas ao uso exclusivo dos associados de uma entidade;


Hotelaria: quando destinadas ao uso de hóspedes;


Residenciais coletivas: quando destinadas ao uso de residentes permanentes, condomínios;


Residenciais privativas: quando destinadas ao uso familiar.




Quanto ao condicionamento da temperatura


-água com condicionamento (água aquecida)


-água sem condicionamento (água não aquecida)



Determinar as dimensões e formato da piscina


Com relação ao formato do tanque devem ser construídos para permitir a perfeita recirculação da água no seu interior e não comprometer a segurança do usuário. E consideradas maneiras de manter o monitoramento constante dos usuários das piscinas infantis.


Com relação ao dimensionamento não há limites quando se refere a área de construção. Mas deve se observar algumas determinações da norma ABNT NBR 10339:2018 .


Levando em consideração os passos definidos acima você pode escolher o tipo de piscina mais adequado à suas necessidades. 


Basicamente existem três tipos de piscinas, 


De Concreto (também chamada de piscina de azulejo)-


Existem duas variações com relação a piscina de concreto que são: concreto armado e alvenaria estrutural.


 As piscinas de concreto armado, ao contrário das piscinas de alvenaria estrutural, possuem uma malha férrea em todas as suas superfícies, tanto no fundo como nas paredes. Elas são construídas, além da ferragem interna, uma forma externa e uma interna. Entre estas duas formas é que vai ser colocado o concreto.


A piscina de concreto armado é construída como uma peça única e resistente inclusive as movimentações do terreno. Depois de pronta recebe a impermeabilização e em seguida o acabamento que pode ser de azulejo, pastilha entre outras opções do mercado.


As piscinas de alvenaria estrutural, ao contrário das piscinas de concreto armado, possuem uma malha férrea e concreto armado somente no piso, as paredes são compostas de pilares e vigas de concreto sendo os seus vãos preenchidos com tijolos ou blocos. Da mesma forma após pronta recebe a impermeabilização e em seguida o acabamento que pode ser de azulejo, pastilha entre outras opções de mercado.


A melhor é a de concreto armado mas basicamente as duas variações de piscinas de concreto se equiparam em qualidade em piscinas com comprimento abaixo de 15 metros, porém com custo menor.


Vantagens: Durabilidade, Liberdade em executar qualquer tipo de projeto, 

Desvantagens: Custo Elevado comparado a outro tipos de piscina.


É um tipo de piscina que demanda da empresa construtora experiência real e conhecimentos específicos para realizar a construção.



De Vinil 


A piscina de vinil é composta de uma estrutura de alvenaria muito mais simples, comparada com a de Concreto de Alvenaria Estrutural. A estrutura de alvenaria para uma piscina de vinil é composta por colunas, canaletas, malha de ferro, paredes construídas em blocos, não necessitando de nenhum produto para impermeabilização, pois o vinil promove estaqueamento total além do acabamento estético.


Devido a toda impermeabilização da piscina ser responsabilidade do vinil a necessidade de manutenção estrutural  é bastante reduzida já que trincas na estrutura não irão ser a causa de vazamentos. Porém devido ao vinil ser feito de PVC deve ser tomar algum cuidados pois o revestimento é mais frágil comparado a outros tipos de revestimento.


Existem variações em piscinas de vinil do tipo bolsa e vinil estrutural(ou manta armada de vinil), ambos acabamentos são de vinil. No vinil tipo bolsa é um material flexível onde uma bolsa de vinil é confeccionada em fábrica após medidas rigorosas na estrutura da piscina onde após instalada ela se molda na forma e dimensão da estrutura. A espessura de vinil neste caso varia de 0,6 a 0,8 mm. O vinil estrutural é fabricado em rolos em diversas larguras, na espessura de 1,5mm (algumas fabricantes o fazem de 1,0mm) e a instalação dessa manta é colocada diretamente na piscina, sendo as partes soldadas por calor, solventes ou ambos.No vinil estrutural uma trama de poliéster é colocada  entre as duas lâminas de vinil o que ocasiona uma grande resistência mecânica e maior resistência a temperaturas.


Comparando as duas variações de piscina de vinil do tipo bolsa e vinil estrutural, deve se observar  qual o cenário e perfil de utilização para decidir qual dos tipos é mais indicado. Para piscinas onde a demanda por aquecimento, tipo de uso seja coletivo ( espaços de eventos para alugar), ou simplesmente número elevado da banhistas estimado, deve-se escolher o vinil estrutural o qual tem maior resistência mecânica, uma desvantagem é a estética já que quantidade de estampas  para esse tipo de vinil é bastante limitada.


De Fibra de vidro


São piscinas que apresentam espessuras superiores o que lhes conferem resistência mecânica e assim são as únicas que ao mesmo tempo possuem as três características de uma piscina, ou seja, estrutura, impermeabilização e acabamento. 


As piscinas de fibra possuem variações de tipo casco, que são as de formato fixo predeterminado sendo fabricado de acordo com um molde da fábrica, para instalação desse tipo deve se levar em consideração os características do terreno e a correta técnica de instalação para evitar problemas futuros como trincas na fibra e é importante também avaliar o local pensando em como será feito o trajeto da piscina desde o caminhão até o local onde será instalada, como dito anteriormente esse tipo vem pronto de fábrica. O tipo fibra aplicada utiliza a mesma alvenaria estrutural de piscinas de vinil, onde são aplicadas as camadas de fibra de vidro e é feito o acabamento, neste tipo deve se atentar ao acabamento pois podem ficar ondulações e/ou não ficar com acabamento tão polido comparado a uma piscina de fibra tipo casco.


ESCOLHA DA EMPRESA PARA REALIZAR


A escolha de quem vai ser contratado para projetar e executar a obra é fundamental e deve se levar em conta alguns fatores, como em qualquer contratação de prestação de serviço.


O ideal é ter ações de profissionais para atender cada um sua função na construção da sua piscina

Arquiteto - 

Paisagista

Engenheiro

Contrutor


Partimos do princípio que estamos buscando empresas especializadas com conhecimento real e um experiência sólida em construção de piscinas. Parece simples, mas contratação vai muito além de um orçamento, proposta e um contrato com assinaturas. Algumas recomendações são importantes para evitar transtornos.


A busca de recomendações e referências é uma maneira de selecionar profissionais e empresas especializadas, mas só isso não garante que será uma boa contratação. Também é importante conhecer os serviços oferecidos, o que pode ser feito através das referências visitando obras em andamento ou concluídas.


É importante levar em consideração se em cada proposta são apresentadas algumas informações que mostram o diferencial positivo da empresa.


Projeto da piscina é de extrema importância e deve estar em acordo com a norma ABNT NBR 10339:2018, no projeto são definidos todos as ações estruturais necessárias, hidráulicas, elétricas de paisagismo, equipamentos instalação e execução.


Esta Norma ABNT NBR 10339:2018 estabelece os requisitos quanto à maneira e aos critérios pelos quais devem ser projetados e construídos os tanques de piscinas, para atender aos requisitos técnicos mínimos de higiene, segurança e conforto dos usuários, além de critérios pelos quais devem ser projetados e construídos os sistemas de recirculação e tratamento de água de piscinas.


Já ouviu falar sobre acidente de consumo?


O acidente de consumo ocorre quando uma pessoa/consumidor é afetado em sua saúde, integridade corporal, física ou psicológica em decorrência de produtos ou serviços defeituosos.

Um produto ou serviço é considerado defeituoso quando não fornece a segurança que dele se espera. Verifica-se, nestes casos, a presença de um risco, que não é nem normal, nem previsível.

Qualquer tipo de produto pode causar um acidente de consumo, desde brinquedos, alimentos,  automóveis, inclusive piscinas.

Acidentes de consumo em piscinas podem causar um processo de responsabilidade civil e penal a alguém dependendo do ocorrido. No caso de condomínios são os síndicos, no caso de clubes, a sua diretoria, no caso de academias, espaços locados para eventos e residências seus proprietários etc. Um acidente de consumo não é fatalidade. É negligência. E, apesar de toda a indenização que porventura vier a ocorrer, dinheiro nenhum pagará o sofrimento dos que sofreram um acidente de consumo.

Os construtores, empreendedores, incorporadores, projetistas, usuários e o poder público devem adotar critérios estabelecidos em normas vigentes para o uso adequado dos diferentes tipos de piscinas em uma edificação evitando problemas relacionados por exemplo a acidentes de consumo.


Em alguns casos é importante verificar a necessidade de licenças e pagamentos de impostos junto aos órgãos competentes.


Devem ser observados nas propostas os materiais que serão utilizados quanto a qualidade e garantias desde materiais básicos de construção , acabamentos, equipamentos e dispositivos. Quando se fala em dispositivos e equipamentos é de extrema importância conter citações das marcas e modelos no contrato proposta, isso evitará dificuldades no futuro caso necessite de reparo.


Solicite propostas e calmamente compare e analise os diferenciais de cada uma delas.

As ofertas no mercado hoje são muitas e você deve analisá-las calmamente para fazer uma contratação justa.


A cotação deve ser baseada nas condições e diferenciais apresentados e não somente no preço final.

Compartilhe